Pages

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Trabalho de química: o que é GNV?


Definição de GNV (gás natural veicular)
O Gás Natural Veicular (GNV), conhecido como combustível do futuro, é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, á temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É constituído predominantemente por metano (CH4) com teor mínimo em torno de 87%. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.
A queima do GNV é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do gás natural não lança compostos que produzam chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.
Composição:
É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.
Utilização:
O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas industrias, residências e veículos. O GNV tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa.
 Como se forma:
O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microorganismos de forma anaeróbica.
Aditivos:
o GNV não contém aditivos.
Identificação e Nomenclatura:
Nome Comercial: Gás Natural
Família Química: Mistura de hidrocarbonetos
Sinônimo: Gás Combustível
N°. ONU: 1971
Registro PETROBRÁS: PB0001
Registro LabSafe: LX0001

0 comentários:

Postar um comentário